terça-feira, 13 de abril de 2010

Os Elfos

Os Elfos são seres de uma raça ancestral, que quando as tribos humanas primitivas se dedicavam a lutar entre elas, eles navegam pelos oceanos e traçavam cartas estrelares.

Ao negar a crença em fadas os elfos, o homem moderno também renega sua própria infância aqui na terra.

Ao demonizar os representantes do Pequeno Povo, o homem primeiro teve que negar os espíritos guardiãs da natureza. Hoje colhemos fruto dessa decisão, tais como: contaminação do ar e das águas, superaquecimento do planeta que estão provocando furações e catástrofres ecológicas, epidemias, etc.

Os elementais só nos ajudarão se também forem ajudados, se tivermos como meta, assim como eles, a preservação da vida.

Onde residem

Quando não residem em suas ilhas encantadas, os elfos vivem embaixo da terra, princimpalmente na Irlanda, Escócia, a ilha de Man e o país de Gales.

Em função das fases da lua, as moradas ocultas dos elfos de Highlands surgem na terra e permanecem sustentadas na cúspede de colunas. Então é possível distinguiar as silhuetas de seus habitantes e perceber o som de sua voz e de sua música.

A música

Os maravilhosos palácios dos elfos servem de morada para poetas e músicos extraordinários. O próprio São Patrício que cristianizou a Irlanda declarando uma verdadeira guerra contra os sidhes, escutava maravilhado a música dos elfos.

A música encantada dos elfos era tão famosa na Irlanda que mais de um humano tentou ser admitido na corte dos Tuatha De Dannan, só para poder receber educação musical. Ao que parece, os melhores violinistas e gaiteiros da Irlanda obtiveram seu saber entre os elfos.


Mitologia nórdica

É a "Edda de Snorri", que nos relata que o mundo nasceu do choque de uma matéria quente com uma fria em um espaço mágico conhecido pelo nome de Ginnungagap. Os primeiros seres que habitavam este mundo eram os gigantes dos céus e o mais velho deles era o Ymir. Do suor condensado de Ymir, nasceu Bruni, que será o pai de Borr, que por sua vez, se casará com Bestla, filha de outro gigante. Os três primeiros filhos do casal, serão os primeiros Ases: Odin, Vili e Ve, que mataram o gigante Ymir, formando com seu sangue o mar e os lagos, com seus ossos as montanhas, com seus dentes as rochas, com seus cabelos as árvores. Com a parte côncava do crânio criaram o céu, com o seu cérebro as nuvens carregadas de neve e granizo e com as faíscas que provinham da terra quente, criaram-se os astros.

Com a testa de Ymir, os deuses formaram a Midgard (Terra Média), destinada a tornar-se a morada do homem. No centro desta terra fizeram muralhas com os cílios de Ymir. Para si, os Ases criaram outra fortaleza, o Asgard.

Por decisão dos deuses, dos vermes que surgiram do corpo em decomposição de Ymir, nasceram os elfos. Alguns desses elfos eram claros, criaturas muito boas e belas, também conhecidos por "elfinas", habitavam o ar. Já outros, eram escuros, justamente por serem malignos, passaram a habitar as regiões subterrâneas da terra, longe da luz do sol.

Os elfos claros ou de luz, vivem nos grandes bosques, vestem roupas verde para camuflar-se entre as folhas das árvores, motivo pelo qual nunca conseguimos vê-los. Seus olhos são claros, sempre da cor azul ou verde e seus cabelos são quase brancos. Suas orelhas são pontiagudas como as dos duendes.

Esses elfos adoram celebrar grandes banquetes e suas festas são animadas com alegres músicas. Eles preferem passar breves momentos felizes do que longos períodos tristes. Vivem o agora, desfrutando da melhor maneira possível cada momento que passa.

Os elfos escuros são considerados malvados e perigosos. Se divertem causando dano aos seres humanos. Muitas das enfermidades e defeitos físicos dos homens da Antigüidade, eram atribuídos aos elfos escuros.

Bibliografia consultada:

Rosane Volpatto

Seres Fantásticos - J. Felipe Alonso

O Reino dos Devas e dos Espíritos da Natureza - Geoffrey Hodson


Nenhum comentário:

Postar um comentário